Clima
O clima do município é subtropial úmido, mesotérmico com ventos frescos, geadas freqüentes e severas, sem estações seca. A temperatura pode chegar abaixo de zero, como é freqüente com geadas severas.
Principais Rios
Rio D”areia, Rio Potinga, Rio Geronimo, Rio Turvo, Rio Claro, Rio Azul, Rio Boa Vista, Rio das Garrafas.
Meios de transporte
Rodoviário, ônibus, caminhão, automóvel e carroça.
Ferroviário: trem de carga.
Serviços de utilidade pública
Prefeitura Municipal, Promoção Social, Secretária de Educação, Secretaria de Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Pronto Atendimento, Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo, Policia Militar e Civil, Correio, Banco do Brasil, Banco Itaú, Casa Lar, Escolas Rurais e Municipais.
Entidades recrerativas
Campo de futebol, Praça Municipal, Ginásio de esportes, C.T.G (Centro de Tradições Gaúchas), ASMIM (Associação dos Servidores Municipais de Inácio Martins).
Costumes e Tradições
No município de Inácio Martins predomina o caboclo brasileiro. Há algumas famílias de descendência polonesa, alemã e italiana. As maiores manifestações tradicionalistasdo município são gauchescas (música, traje, chimarrão, etc.) da época dos tropeiros. Também é bastante significativo os dias Santos de Guarda. No interior e na sede são feitas grandes sedes para comemoraro dia do padroeiro ou padroeira da igreja (capela). As manifestações culturais e a solidariedade do povo se expressam através de romarias, fandangos, festas e festivais. A hospitalidade por parte do povo residente no interior do município, é fator marcante entre eles e os forasteiros.
Reserva Indígena
O município de Inácio Martins conta com uma Reserva Indígena que leva o nome de Rio D”areia, localizada a 40Km (quarenta), pertencentes aos grupos KAIGANGS e GUARANIS, existentes no local desde o inicio da colonização, conforme informações do funcionário da FUNAI Sr. Pedro Nércio Alves Teixeira.
Serra da Esperança
Vem a ser uma denominação regional da Serra Geral ou Escarpa Mesozóica, que constitui a divisão entre o Segundo Planalto (sedimentar) e o Terceiro Planalto (basáltico) no Estado do Paraná. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança, foi criada através da Lei Estadual nº 9.905, de 27 de janeiro de 1992. A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança ocupa uma área de 206.555,82, foi criada para proteger os remanescentes mais contínuos de Floresta com Araucária localizados no Estado do Paraná. Abrange 10 municípios da região centro-sul do estado: Guarapuava, Prudentópolis, Inácio Martins, Mallet, Rio Azul, Cruz Machado, Irati, Paula Freitas, Paulo Frontim e União da Vitória. Está localizada na Serra da Esperança, que é o divisor natural entre o segundo e o terceiro planaltos parananenses.
População estimada - 2016: 11.319
Área da unidade territorial 2015 (km2): 936,208
Densidade demográfica 2010 (hab/km2): 11,69
Gentílico: martinense
Código do Município: 4110201
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,600
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.796
Matrícula - Ensino médio - 2015: 475
Número de unidades locais: 215
Pessoal ocupado total: 1.525
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.623,72
População residente: 10.943
População residente - Rural: 4.655
População residente - Urbana: 6.288
População residente - Homens: 5.604
População residente - Mulheres: 5.339
População residente alfabetizada: 8.817
População residente que frequentava creche ou escola: 3.253
População residente, religião católica apostólica romana: 8.520
População residente, religião espírita: -
População residente, religião evangélica: 1.689
Fonte:
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
TABORDA, Diomedes de Oliveira. Inácio Martins: Aspectos Sociais, Políticos e Econômicos. Monografia. Guarapuava: UNICENTRO, 1994.