Ir para conteúdo
Publicado em 18/08/2020 Atualizado em 18/08/2020

Divulgação de ações, programas e medidas adotadas na área da saúde

CRIAÇÃO DO COMITÊ GESTOR INTERSETORIAL DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19

O Comitê foi criado a partir da necessidade de envolvimento de vários seguimentos para tomadas de decisões, bem como para monitoramento das ações e dos protocolos de enfrentamento a pandemia do COVID-19. Fazem parte deste comitê: Prefeito e Vice Prefeito; legislativo municipal; todas as secretarias municipais; setor jurídico municipal; controles geral e interno municipais; polícia militar; vigilâncias em saúde e representantes da sociedade civil. Foi criado um grupo de whatsapp no dia 21/03/2020 para que fosse possível ter mais agilidade nas decisões e também para servir de ferramenta para encaminhamentos de denúncias de descumprimentos de decretos e protocolos que seriam estabelecidos a partir dali. O grupo é participativo e de grande resolutividade visto que os relatos são checados de imediato e tomadas as medidas cabíveis em tempo hábil. Este comitê também desenvolve ações diariamente na lotérica e banco Itaú no Município, orientando o distanciamento nas filas, dispensando álcool em gel, coordenando os acessos para evitar aglomerações (com o intuito de diminuir a propagação do vírus), para isso foram instaladas barracas na praça central (que dá acesso aos dois bancos) pias com torneiras, dispensers de sabonete líquido e papel toalha para utilização da população. Nas barracas e na rua (que foi interditada) foram dispostas cadeiras, respeitando o distanciamento social, e através de lista com os nomes, os usuários são chamados para o atendimento conforme os caixas vão sendo liberados, o que evita a aglomeração no interior dos bancos.








 

 

 

 

ELABORAÇÃO DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DE COMBATE AO COVID-19

A elaboração deste plano visa nortear as ações no município, definindo objetivos e metas e seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde como forma de promover a prevenção e evitar a transmissão de casos de infecção pela COVID-19 no município de Inácio Martins - PR.

Este instrumento também tem como objetivo orientar todos os profissionais de saúde do município de Inácio Martins – PR frente às condutas para prevenção e controle de infecção por COVID-19, estabelecendo fluxo de atendimento aos casos suspeitos. Nele também se encontram informações pertinentes de alerta a população quanto aos sintomas da doença e contatos para informações dos serviços para atendimento a estas situações.

ACESSE AQUI O PLANO DE CONTINGÊNCIA DE COMBATE AO COVID-19

CAPACITAÇÃO DE EQUIPES

Em termos gerais, a capacitação profissional nada mais é do que a preparação de uma pessoa para enfrentar situações de seu cotidiano no ambiente de trabalho. A capacitação profissional influencia na performance de diferentes atividades ajudando no crescimento dos profissionais em todos os aspectos. Partindo deste princípio a Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitações aos profissionais no que tange ás notas técnicas e protocolos frente a Pandemia da Covid-19.

As equipes de Vigilância em saúde periodicamente recebem atualizações de notas técnicas e protocolos as quais são repassadas aos demais profissionais via capacitações por web, pequenos grupos e via grupo específico de WhatsApp. O grupo de WhatsApp é composto por médicos e enfermeiros que atendem todos os setores da Saúde Municipal e desde o ano de 2017 é utilizado para assuntos relevantes, mas que neste enfrentamento tornou-se uma ferramenta indispensável pela agilidade e resolutividade nas orientações e decisões necessárias.

Link de acesso às notas técnicas Sesa-Pr  http://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Coronavirus-COVID-19

CAPACITAÇÃO EM LIMPEZA E DESINFECÇÃO DAS AMBULÂNCIAS, PARAMENTAÇÃO E DESPARAMENTAÇÃO

No dia 30/06/2020 a Secretaria Municipal de Saúde realizou a capacitação em limpeza e desinfecção de ambulâncias, paramentação e desparamentação para os profissionais que fazem o transporte de pacientes do Pronto Atendimento Municipal para os Hospitais de referência. Através de solicitação via CIMSAMU a empresa que operacionaliza as ambulâncias do SAMU capacitou e certificou 10(dez) profissionais da linha de frente da saúde que fazem parte da equipe de transporte de pacientes, com orientações teóricas e práticas para a limpeza e desinfecção dos veículos ambulâncias e também como paramentar-se e desparamentar-se de forma a minimizar os riscos de contaminação da COVID-19 no enfrentamento a Pandemia. Esta ação traz mais segurança a equipe e aos pacientes transportados.

INSTALAÇÃO DE BARRACA ORGANIZADA PARA COLETAS E TESTAGEM

Seguindo todos os protocolos e visando agilidade na investigação e controle a proliferação da COVID-19 nas unidades de saúde, o Município solicitou via ofício e foi contemplado com o empréstimo de uma barraca da DEFESA CIVIL para uso exclusivo de coletas e testagens de suspeitos de COVID-19. A barraca é de fácil esterilização e com espaço adequado para atender pacientes referenciados para coletas e testagens. Esta ação tem por objetivo diminuir os riscos de contaminação nas unidades de saúde centralizando as coletas em local exclusivo e com pouca circulação de pessoas

 

COLETAS E TESTAGENS

São realizadas coletas de testes de Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa em tempo real (RT-PCR Reverse Transcription - Polymerase Chain Reaction) para detectar casos precocemente que mostram a fase ativa da doença, em que os indivíduos estão transmitindo o vírus. As coletas são realizadas em todos os casos indicados de sintomáticos respiratórios. Os sinais e sintomas mais comuns da COVID-19 incluem: febre, tosse e falta de ar. No entanto, outros sintomas não específicos ou atípicos podem incluir: Dor de garganta; Diarreia; Anosmia (incapacidade de sentir odores) ou Hiposmia (diminuição do olfato); Mialgia (dores musculares, dores no corpo) e Cansaço ou fadiga. Em muitos casos as coletas são realizadas no domicílio do paciente evitando que o mesmo se desloque até uma unidade de saúde, para isso desde o início da pandemia são divulgados os números de telefone para que a população entre em contato com as equipes e sejam orientadas quanto aos procedimentos corretos.

O teste rápido de anticorpos para a nova corona vírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).  

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia. Os testes rápidos são aplicados conforme notas técnicas orientativas e em pacientes monitorados. Não é recomendada a realização de testes rápidos/sorológico em indivíduos SINTOMÁTICOS.

Os testes aplicados nos pacientes do Município são disponibilizados pela Regional de Saúde e as coletas de material encaminhadas diariamente para a Regional de Saúde em Irati-PR que encaminha para os laboratórios credenciados pelo Estado.

 

AQUISIÇÃO E DISPENSAÇÃO DE EPIs A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

Desde o início da Pandemia a Secretaria Municipal de Saúde vem adquirindo EPIs para todos os profissionais de saúde. Foram adquiridos todos os saldos de licitações disponíveis concomitante com a abertura de novos processos de confecção e de compras de EPIs e aquisição via CISAMCESPAR (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Este último possibilitou a aquisição de EPIs com preços vantajosos para os 9(nove) municípios consorciados em virtude da quantidade requisitada o que também tranquilizou os gestores pois supre a necessidade de compra desses equipamentos por um longo período. Também foram disponibilizados EPIs pelo Governo do Estado do Paraná através da 4ª Regional de Saúde.

Os EPIs são dispensados para o setor de Vigilância Epidemiológica que armazena e faz a distribuição para todas as equipes de Saúde e cada responsável de equipe dispensa aos seus conforme a necessidade de cada um e seguindo as notas técnicas orientativas para utilização dos mesmos. (Nota orientativa nº03/2020)

Todas as aquisições de EPIs podem ser acessadas no portal de transparência do Município na aba COVID-19.

 

ATENÇÃO AOS CASOS SUSPEITOS E POSITIVOS PARA COVID-19

Todos os casos suspeitos e positivos para COVID-19 são acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e pelas Equipes da Atenção Primária através de contato telefônico para monitoramento dos sintomas e conduta em caso de agravamento dos mesmos. Os casos suspeitos são encaminhados para coleta e colocados em isolamento social até o resultado, enquanto isso são monitorados pelas equipes. Após a chegada do resultado se este positivar são reforçadas as orientações e a partir dos sintomas os mesmos recebem o tratamento prescrito pelo médico que o acompanha. Os pacientes só são considerados recuperados e deixam de ser monitorados após 72h assintomáticos. Os contatos estão disponíveis no portal de transparência na aba COVID-19.

ISOLAMENTO SOCIAL

A partir do momento da coleta o paciente é orientado a manter-se em isolamento social até o recebimento do resultado. O mesmo assina o termo de conscientização se responsabilizando no sentido de evitar a disseminação do vírus, sendo orientado que o não cumprimento do isolamento social será enquadrado criminalmente nos artigos do código penal brasileiro. Após a chegada do resultado sendo positivo, as orientações são reforçadas, faz-se a contagem dos dias que ainda restam para o período de isolamento (14 dias) e após esse período são aguardadas 72h sem sintomas para que o paciente receba alta e seja considerado recuperado. No isolamento deve-se permanecer no domicílio, não receber visitas tanto o paciente positivo para COVID-19 como os seus contatos

TELECONSULTA DE ENFERMAGEM E ATENDIMENTO HOME CARE

Diante da pandemia do Coronavírus enfrentada no mundo todo e na busca pela redução de danos para toda a população e aos profissionais de saúde das UBSs e PA, foram implementadas ferramentas diferenciadas para atendimento a demanda como forma de auxiliar no distanciamento e isolamento social e na prevenção da transmissão do Covid-19. Para tanto foram divulgados em redes sociais e rádio local os números de telefones institucionais e particulares com WhatsApp da enfermagem para a realização de teleconsultas para casos sintomáticos respiratórios e em casos identificados com necessidade de atendimento presencial a equipe responsável se desloca até a residência para realizar a consulta e em casos de suspeita faz-se a coleta do PCR.

Vale ressaltar que este trabalho diferenciado, juntamente com mais 5 (cinco) trabalhos já foram selecionados e publicados como experiências exitosas em tempos de pandemia, na Revista OPAS, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.

Para acessar os contatos CLIQUE AQUI

Para acessar as publicações dos trabalhos CLIQUE AQUI

BLOQUEIO DE SURTOS DE COVID-19

Pode ser considerado SURTO quando 3 ou mais funcionários de uma mesma empresa testam positivo para COVID-19. A partir desse momento os cuidados, monitoramento e atenção são redobrados pelas equipes de Vigilância para evitar que uma epidemia se instale no Município. Via telefone os casos são monitorados periodicamente para verificação de sinais de alerta de agravamento de algum dos casos para possíveis encaminhamentos. Todos os casos positivados são colocados em quarentena (14) dias até que a quarentena do último positivado acabe. Só pode ser considerado SURTO em empresas, no domicílio não se considera.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Diariamente são coletados os dados do sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná-SESA. GAL é um sistema informatizado desenvolvido para Laboratórios de Saúde Pública aplicado aos exames e ensaios de amostras de origem humana, animal e ambiental, com padrão nacional, e desenvolvido de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. E também são coletados os dados do sistema NOTIFICA COVID da SESA-Pr. Após a coleta dos dados, esse são avaliados para que sejam retirados os números reais de casos do Município, visto que os pacientes contam pelo cadastro do cartão SUS o que pode gerar inconsistências de dados, pois o paciente positivo pode estar cadastrado em Inácio Martins e morar em outro Município ou vive versa. Após essa análise minuciosa os dados são repassados aos responsáveis pela divulgação do Boletim Epidemiológico Municipal.

Para acessar o boletim epidemiológico CLIQUE AQUI

BARREIRAS SANITÁRIAS

Uma barreira sanitária é um mecanismo legal utilizado pelas autoridades governamentais que impede ou restringe a circulação. O principal objetivo das barreiras sanitárias é prevenir riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças ou evitar que elas ocorram.

Como medida para conter o avanço da COVID-19 foram instaladas barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade com aferição de temperatura através de termômetro digital de testa e com coleta de informações a partir de uma checklist. Tais dados são utilizados no monitoramento de casos e a triagem para orientação e encaminhamento ás unidades de saúde para consulta e se necessária coleta de amostra.

AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Todas as orientações recebidas via Regional de Saúde são discutidas e a partir dessas desenvolvidas ações de enfrentamento através da Vigilância Sanitária. Foram elaborados panfletos orientativos para distribuição a população bem como para serem afixados em comércios e pontos de maior circulação de pessoas. Também foi criado cronograma de fiscalização ao comércio para seguimento dos protocolos como forma de impedir a disseminação do CORONAVIRUS no Município. Em casos de eventos com impossibilidade de cancelamento, os responsáveis são orientados pela equipe de vigilância sanitária quanto aos protocolos de distanciamento social, higienização de mãos e ambientes, restrição de número de pessoas por metro quadrado e no dia do evento a Vigilância Sanitária acompanha para que todos os protocolos sejam seguidos a contento e fazem a interdição em caso de descumprimento podendo solicitar apoio da polícia militar em situações que se faça necessário.

INSTALAÇÃO DE VIDROS NAS RECEPÇÕES

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus SARS-coV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva. Para trazer mais segurança aos setores de recepção da secretaria Municipal de Saúde foram instalados vidros como forma de proteger os trabalhadores responsáveis pelo primeiro acolhimento aos pacientes.

 

Prefeitura Municipal de Inácio Martins

Rua Sete de Setembro 332 - Centro

CEP: 85.155-000

Telefones: (42)3132-8000 - (42)3132-8003

caracteres restantes