AMPLIAÇÃO DE SANEAMENTO RURAL COM MANUTENÇÃO POÇOS ARTESIANOS CONFORME PREVISTO EM PLANO MUNICIPAL
Através de uma parceria com o Instituto das Águas do Paraná, a prefeitura municipal perfurou 4 poços nas comunidades de Rio Claro, Assentamento Evandro Francisco, Assentamento Santa Rita e Colônia Dallegrave no ano de 2017.
No ano de 2020 e 2021 foram feitas as instalações elétricas, hidráulicas e rede de distribuição de todos os poços, utilizando recursos próprios do município.
Na comunidade de Papagaios, foi feita e finalizada em 2021 a distribuição da rede em parceria com a SANEPAR, atendendo em torno de 40 residências.
Além desses acima citados, que são mais recentes, também possuímos poços artesianos nas comunidades de Góes Artigas, Alemainha, Jaguatirica, Cachoeira, Leonópolis e Gavazzoni.
Rede de distribuição de Colônia Dallegrave. Rede de distribuição de Santa Rita
Poço artesiano de Rio Claro.
Caixa para distribuição de água em Santa Rita
Caixa para distribuição de água em Papagaios.
PROTEÇÃO DE FONTES JUNTO AOS AGRICULTORES FAMILIARES DA APA
Para proteção e recomposição das nascentes no município, foram desenvolvidas algumas ações junto aos produtores rurais, entre elas a orientação sobre a importância de preservar este bem tão precioso, e tomar como primeira e principal etapa, o isolamento com cerca de arame da nascente para evitar a entrada de animais, e caso não tenha vegetação nativa em seu entorno, deve-se conduzir a regeneração natural das espécies nativas que a própria natureza promoverá, fazendo ressurgir plantas comuns da região, típicas deste ambiente, que contribuirão para a sua preservação, e em alguns caso o plantio de mudas.
As Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, realizaram a construção da estrutura nas nascentes que consistiam em:
1º - Fazer a limpeza da superfície com a retirada da terra e matéria orgânica.
2º - Com o auxílio de ferramentas como enxadão e pá, remove-se a lama até encontrar o chão firme.
3º - Finalizado o trabalho de limpeza e desobstrução dos olhos d’água, parte-se para a construção de uma pequena barragem que será responsável por represar o volume a ser conduzido por uma manilha que possui alguns canos de PVC, por onde se dará a vazão da água. São colocados:
- O cano de limpeza da nascente que permanece fechado com um tampão, removido toda vez que se deseja esvaziar por completo a mina d’água;
- Acima são colocados os canos que abasteceram os reservatórios e residências (neste caso a quantidade depende de quantas residências serão abastecidas);
- E acima destes é colocado o cano “ladrão”, que tem por finalidade, dar vazão a água que “sobra”, ou seja, o volume de água que ultrapassar a capacidade de vazão dos outros canos;
- Um último cano, novamente de 3/4 de polegada, é colocado na posição diagonal em relação à base da barragem. É o canal por onde será despejado um produto para limpeza e desinfecção da nascente, tarefa que deve ser executada de seis em seis meses após a conclusão da obra. Serviço esse que os proprietários realizam.
4º - A etapa seguinte é forrar o leito da nascente com pedras, que terão a função de melhorar a filtragem da água. O mais indicado são as pedras “ferro”, cuja durabilidade é maior. O produtor pode usar as que tiver na propriedade, mas deve evitar pedras “macias”, que se esfarelam, pois, com o passar do tempo, elas tendem a se dissolver e entupir os canos de saída d’água.
5º - O próximo procedimento é cobrir as pedras com o solo cimento.
6º - Por fim é conectado os canos de ligações até as residências, e fixada uma tela no cano ladrão para evitar a entrada de insetos.
Manilhas adaptadas para as proteções de nascentes
Foram realizadas mais de 200 proteções de nascentes no município atendendo os moradores residentes nas áreas rurais onde não possuímos poços artesianos.
IMPLEMENTAR AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO
- Ampliação e manutenção da rede de drenagem urbana
A Prefeitura Municipal realiza a manutenção e ampliação da rede de drenagem urbana. No momento possuímos mais de 11.350 m de drenagem em diferentes locais e são realizadas limpezas constantes das drenagens existentes.
Ampliação da rede de drenagem urbana
IMPLEMENTAR AÇÕES DO PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Solução alternativa intermunicipal para destinação dos resíduos:
Devido ao tamanho do município e a pequena geração de resíduos é considerado inviável a criação de um aterro sanitário próprio. No entanto o mesmo assume a responsabilidade de destinar seus resíduos de maneira ambientalmente adequada. Para isso uma empresa terceirizada é contratada para realizar esse serviço, e recebe por tonelada de resíduos aterrada. A coleta seletiva é realizada em 100% do perímetro urbano, e em torno de 75% da área rural do município
IMPLEMENTAR REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
A Prefeitura Municipal, em parceria com a SANEPAR realiza a manutenção e ampliação da rede de esgotamento sanitário urbana. No momento possuímos mais de 60% de residências com esgotamento sanitário no perímetro urbano
CONSTRUÇÃO DE FOSSAS SÉPTICAS ECOLÓGICAS NA ÁREA RURAL
A Secretaria de Meio Ambiente possui projeto de construção de fossas sépticas ecológicas na área rural do município utilizando pneus inservíveis resgatados nas coletas municipais. O projeto consiste em abrir uma cava de em média 2 metros de largura, 6 metros de comprimento e 2 metros de profundidade. Após essa abertura, o solo é impermeabilizado e os pneus são organizados em fileiras afim de formar uma espécie de reservatório. Em seguida, é colocado rachão (pedra ferro) nas laterais até cobrir os pneus. A última etapa consiste em acoplar os canos e fechar a cava com o próprio solo da abertura. Cada fossa recebe em média 20 pneus de caminhão.
Construção de fossa ecológica
COLETA DE ESGOTO RESIDENCIAL DE FOSSAS ONDE NÃO POSSUI REDE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza serviço de coleta de resíduos de fossas residenciais urbanas e destina a estação da SANEPAR para que seja feito o tratamento adequado. Anualmente são realizadas mais de 150 limpezas, tanto na área urbana quanto rural do município.
Coleta de esgoto residencial de fossa em Inácio Martins
CONCLUSÃO
Vale ressaltar que as ações são realizadas de forma constante, visando o cumprimento e implementação de nosso Plano Municipal, o qual está previsto sua revisão e ajustes necessários.