Ir para conteúdo

Acessibilidade

Quando nos deparamos com a palavra acessibilidade, percebemos que ela é proveniente ou derivada da palavra acesso. Em geral, essa palavra não está sozinha, vem contextualizada de conceitos técnicos ou práticos, normalmente associados a pessoas com deficiência.

Segundo o dicionário Houaiss, acessibilidade é um substantivo que denota a qualidade do que é acessível. Este, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se tem acesso, fácil de atingir.

Em informática, programas que provêm acessibilidade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores das mais variadas deficiências se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem constituir leitores de telas para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.

Na internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independentemente de terem alguma deficiência ou não. As recomedações abordam desde o tipo de fonte a ser usada, como seu tamanho e cor, de acordo com as necesidades do usuário, até recomendações relativas ao código (HTML e CSS, por exemplo).

Prefeitura Municipal de Inácio Martins

Rua Sete de Setembro 332 - Centro

CEP: 85.155-000

Telefones: (42)3132-8000 - (42)3132-8003

caracteres restantes