Ir para conteúdo

A Cidade

A Cidade

Ouça o Áudio

              Inácio Martins, está localizado no terceiro planalto, na Serra da Esperança, com 1.198 metros de altitude acima do nível do mar, sendo o município mais alto do Paraná.

              No início de sua colonização, o antigo distrito de Guarapuava recebeu o nome de Guarapuavinha. O nome “Ignácio Martins”, dado a Guarapuavinha, homenageia o Engenheiro que coordenou os trabalhos de construção de ferrovia na região. A denominação “Ignácio Martins” foi alterada para Inácio Martins por decisão da Assembléia Legislativa do Paraná, em acolhimento a proposição do Deputado Antônio Lustosa, representante do distrito. 

              A ocupação da região de Inácio Martins coincidiu com a chegada de imigrantes europeus ao Brasil, vindos principalmente da Itália, Alemanha e Portugal. Os primeiros moradores brancos do município foram as famílias Stresser, Scheleder, Martins de Campos e Orives. Com a chegada da estrada de ferro, Inácio Martins tornou-se fornecedor de lenha para abastecimento das locomotivas a vapor conhecidas como “Maria Fumaça”. O município era ponto de suprimento de lenha e água. Até os dias atuais existe caixa d’água com capacidade de oito mil litros, construída em concreto, próximo à linha férrea. 

              Em 25 de julho de 1960, a Lei Estadual nº 4245 criou o município de Inácio Martins, que teve sua instalação oficializada somente em 25 de novembro de 1961.  Foi nomeado prefeito o Sr. Valdomiro Ferreira Caldas, vereador do município de Guarapuava, que ocupou o cargo por aproximadamente sete meses até que assumisse o prefeito eleito.  Com a desativação dos trens de passageiros, a linha férrea é atualmente utilizada apenas para o transporte de carga, especialmente madeira de pinus, cereais e combustíveis.

 

Prefeitura Municipal de Inácio Martins

Rua Sete de Setembro 332 - Centro

CEP: 85.155-000

Telefones: (42)3667-8000 - (42)3667-8011

caracteres restantes